aparelho dentário

Diário Aparelho Dentário 2 # Colocação Expansor e Primeiros Dias

21:47

Alô! Ora bem, na passada terça-feira fui colocar o meu aparelho fixo para expandir o céu da boca. Estava nervosa e ansiosa. Se por um lado me apetecia desistir, por outro lado tinha vontade de despachar isto tudo o mais depressa possível. Só conseguia pensar nas dores que seriam e no espaço enorme entre os dentes que iria ter.

5ª Consulta de Ortodontia: Colocação do Aparelho

Terça, 13 de Outubro 2015


Foi altura de tirar os elásticos separadores e ver o "belo" do aparelho que tem mais ou menos este aspecto (o meu tem uns detalhes diferentes mas o essencial está aqui):

aparelho dentário, aparelho fixo, aparelho ortodontico, diário aparelho dentário, expansor fixo, hirax, hyrax, mordida cruzada, ortodontia,

O aparelho tem de ser testado, para ver se encaixa corretamente nos dentes, ou seja, é colocado no sítio para ver se está como como deveria estar. Depois retira-se o aparelho, coloca-se cola nos aneis metálicos e encaixam-se nos respetivos dentes. A colocação é indolor, faz apenas alguma pressão para encaixar bem.

A ATIVAÇÃO:

O aparelho tem de ser ativado, para se ir expandindo à medida que o tempo de tratamento vai passando. A Dra. Margarida ensinou-me como fazer e é fácil rodar o parafuso sozinha. No entanto dá uma dor muito grande durante a ativação e alguns momentos após. No consultório fez-se 3 ativações, sabendo que nesse dia já não ia ter de fazer mais nenhuma e que nos dias seguintes teria de fazer 1 ativação de manhã e outro ao fim do dia, durante 15 dias.

PRIMEIRAS HORAS COM EXPANSOR:

Muito estranho! Muito estranho mesmo! A fala fica muito diferente e sons com "S", "R" e "G" são do pior para conseguir falar. As pessoas olham para ti como se fosses de outro planeta e falasses uma língua diferente. No entanto, o pior é na hora de comer, não que seja doloroso, mas sim porque a perda de aceso ao céu da boca faz com que seja impossível alguém saber comer no primeiro dia. Fica tudo preso entre o aparelho e o céu da boca. Portanto o meu primeiro dia foi passado a líquidos. Outro detalhe importante é que fiquei com uma amigdalite entretanto e não ajudou nada no processo.

2º Dia com o Expansor:

Este foi sem dúvida o pior dia, a amigdalite piorou, estava cheia de dores e mal conseguia falar. Fiquei sem perceber de quem era a culpa, se das amígdalas ou do expansor, portanto tomei a medicação e evitei falar. Ao jantar já me sentia melhor e já consegui comer para além de líquidos, pastosos também.

3º Dia com o Expansor:

Acordei melhor, a medicação já está a fazer efeito e já não pareço um ser de outro planeta a falar, parece apenas que tenho um rebuçado enorme no céu da boca (experimentem falar assim e ficam com noção de como ficará a vossa fala com o expansor). A ativação da manhã foi a que mais me custou até hoje. O dia foi agitado, mas ao lanche não resisti e já comi um croissant super fofinho com manteiga e fiambre, demorei mas soube-me maravilhosamente bem. Pior foi ao jantar, que já me sinto uma pequena trituradora e já comi pizza (devagar, devagarinho, mas vai). Aos poucos vamos aprendendo a lidar com o o limite de espaço e com o facto de termos a comida constantemente em cima do expansor, é uma questão de paciência, calma e técnica. Cheguei a casa e notei que os meus dentes da frente já estão a começar a ceder (diastema). Se por um lado estou feliz porque o tratamento está a  fazer efeito, por outro estou em pânico só de pensar como ficarei até ao final das ativações. É apenas o terceiro dia e no final de 6 ativações os dentes já estão a dar de si... Medoooo!

Vamos ver como corre daqui em diante...


Deixo-vos aqui uma infografia retirada da página ortodontista.net que vos ajuda a perceber em que consiste o expansor, como funciona e qual a sua função.

 aparelho dentário, aparelho fixo, aparelho ortodontico, diário aparelho dentário, expansor fixo, hirax, hyrax, mordida cruzada, ortodontia,



Espero que a minha experiência vos ajude de alguma forma. Deixem-me as vossas dúvidas, medos, experiências e conselhos.

Beijinhos,
Eva






You Might Also Like

0 comentários

Deixa o teu comentário, terei todo o gosto em responder-te aqui ;)
Se quiseres deixa o link do teu blog para que eu o possa conhecer!

BLOGS PORTUGAL

Bloglovin

Follow on Bloglovin